Diferença entre Moral e Ética




Gustavo Miquelin Fernandes

 

Um assunto deveras árido e que ouço a partilha de dúvidas desde à época da faculdade.

O ser humano é por sua especial natureza gregário, ou seja, para sua completude profissional, afetiva, emocional, e espiritual, necessita viver em meio múltiplo, dependente e dependido de outras pessoas; o convívio em sociedade é algo inexorável para o ser que se pretende pleno e satisfeito.

Assim, essa convivência inexorável e necessária desperta, pela sua complexidade e variação vários tipos de atos de controle. 

Todo o comportamento hominal está sujeito a controle; estes podem ser: jurídico, individual  de preconceito (que é um tipo de controle, irrefletido e ilegítimo, é verdade), religioso e social, de uma maneira geral.

Moral e ética tratam de atos de controle da conduta humana.

Por primeiro, vamos esclarecer a terminologia.

Ética, de origem grega, Ethos, modo de ser.

Moral, origem latina, Mores, costumes.

Ética é o conjunto de valores que orientam o comportamento humano em relação aos outros homens, como o mesmo deve ser pôr em seu meio. A ética é teórica e reflexiva.
 
Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. É algo anterior à própria sociedade. Tem caráter obrigatório e eminentemente prático. A moral tem caráter preexistente, antecedendo as sociedades contemporâneas.

Primeira diferenciação que proponho: as duas são eminentemente gregárias, contudo a  ética regula o comportamento entre homens, e a moral entre o homem e a sociedade, basicamente.

Ao depois, diferencio ambas, pelo fato de a ética ser reflexiva e a moral ser pragmática ou prática.

A ética que exige um pouco mais de atitude filosófica abarca em seu ramo de atuação a critica da moral. 

Assim, a ética tem um conteúdo mais vanguardista, desbravador e mais moderno que a moral que é mais rudimentar (no sentido temporal e não conteudológico). 

Costumo dizer que a ética é a crítica filosófica da  moral.

Contudo, pragmaticamente, atuam imbricadas, às vezes se confundindo, e mais que isso, influenciando o comportamento dos indivíduos juntas.
 
Sintetizando: moral é o bloco de normas sociais que os indivíduos  entendem adequadas  para a normação de conduta, e ética é o conjunto de normas individuais que se prestam, inclusive, à reflexão sobre as razões de considerarmos tais adequações normativas.

Básica e superficialmente, eis a diferença.

Comentários